Excelência operacional significa implementar processos para reduzir as perdas em seu negócio e cortar custos por meio da eficiência. O resultado disso tudo é a vantagem competitiva de poder operar mais rápido, com mais qualidade e com menos custos que os concorrentes. Empresas que investem em excelência operacional sempre tornam-se mais competitivas. Isso é uma fato!
Empresas que adotam a excelência operacional e alcançam sucesso em sua jornada passam por algumas etapas chave no processo de transformação. Essas etapas são como “divisores de água” e que, se cumpridas com propósito, serão determinantes para alavancar a excelência operacional para o seu negócio.
Desenvolver uma Mentalidade de Excelência Operacional
A implementação da excelência operacional não é apenas sobre o “como”, mas também requer uma mudança de mentalidade. O foco da excelência operacional muda de uma mentalidade isolada e voltada para dentro para uma que se concentra na criação de valor. A transformação cultural inicia com a criação de propósito inspirador, tradução deste propósito em objetivos, plano de comunicação, energia para manter a constância e – acima de tudo – foco nas pessoas.
A constância de propósito e objetivos com foco nas pessoas, permite que você se afaste daquilo que não é excelência operacional e crie responsabilidades compartilhadas em toda a organização – desde os executivos até os funcionários da linha de frente, criando assim, uma mentalidade organizacional única e forte.
Desenvolver as equipe para entregar acima da meta
A excelência operacional também exige que as pessoas sejam desenvolvidas para oferecer um desempenho superior. Percebo que em algumas situações, os planos de capacitação são básicos e somente para eliminar algumas brechas pensando em resultados de curto prazo. Entretanto, empresas com uma visão audaciosa e de médio e longo prazo investem de forma contínua e consistente em suas equipes., e isso permite que eles forneçam resultados superiores e acima da meta. Afinal, se a empresa busca “excelência operacional”, ela precisa de uma equipe, no mínimo, com uma preparação excelente também.
Preparar as pessoas para tomar decisões e agir
Um dos aspectos mais importantes de uma transformação cultural é empoderar os funcionários em todos os níveis, desde os trabalhadores da linha de frente até os executivos. Quando você dá às pessoas mais responsabilidade e autoridade por seu trabalho, elas se sentem valorizadas e engajadas no que fazem. Até porque de nada adianta capacitar as pessoas, torná-las excelentes no trabalho que fazem e ainda assim não lhes dar a autonomia de direito.
Está comprovado que as pessoas – quando bem preparadas e inseridas num processo robusto – acabam tomando decisões melhores mesmo com menos supervisão, com menos controle. Isso ocorre porque essas pessoas sentem um maior senso de responsabilidade e propriedade em seu trabalho. Você só pode conseguir isso por meio da excelência operacional, porque quando você possui um bom processo, as pessoas tomarão as decisões corretas.
Eliminar os desperdícios como rotina e não como uma “onda”
A excelência operacional se concentra na eliminação de desperdícios/perdas. Este é um conceito que se aplica a todos os níveis da empresa. Desde simplificar processos até melhorar o controle de qualidade e aumentar a produtividade com menos recursos. Desde reduzir o desperdício de material e reduzir o lead time ou qualquer outra perda que seja. Eliminar perdas sempre será uma grande vitória para o seu negócio. Com operações livres de perdas, sua empresa vai reduzir custos e liberar capital para outros investimentos. Além disso, reduzir perdas deve ser uma rotina diária e não somente por demanda, ou seja, deve ser a forma de trabalho das pessoas que, diariamente, pensam em como fazer, mais, melhor, mais rápido…
Buscar a melhoria contínua em toda cadeia de valor
A melhor forma de atingir a excelência operacional é buscar a melhoria contínua em toda cadeia de operações. Para isso, recomendamos um diagnóstico que identificará as principais oportunidades com ferramentas de análise da situação atual (Deployments, VSM, Makigami, dentre outras) e assim definir as etapas de implementação de excelência operacional na cadeia produtiva, os principais projeto e, claro, a relação custo x benefício da implementação.
Buscar continuamente a melhoria em todas as operações é a única forma de garantir que uma empresa se mantenha competitiva e, ao mesmo tempo, lucrativa.